Brasil historia
pela tradição hebráica do antigo testamento, ele era um anjo caído por não curvar-se perante a criação de Deus: o sr-humano.
Por ser odiado por ele, o homem sempre é tentado.
Na era de Cristo, quando veio, ao isolar-se no deserto or 40 dias e 40 noite para jejuar, o demônio o tentou:
ao transformar as pedras em pão: "nem só de pão vive o homem".
cair do alto de um pico por que os anjos te salvarão - nunca desafiar a Deus.
Todos os reinos serão teus se você se ajoelhar para mim - "seguirás a teu deus sobre todas as coisas.
jesus ao ser crucificado, libertou os homens do mal de Satã. Judas estava possuído quando traiu a Jesus.
A vitória de Satã seria confirmada com a perseguição dos cristãos pelo império romano. Santo Antonio foi o exemplo do cristão que apenas lutava com a oração contra as belas mulheres e a luxúria. Os cristãos morriam em nome de jesus, o Cristo. Este ficaram conhecidos como mártires.
Quando aoonteceu a queda do império romano, foi uma vitória contra o demõnio.
Quando aconteceu a teoria da conspiração considerada pelos católicos ocorreu nos séculos X,XII, XIII onde surgiram as perseguições aos judeus, homossexuais, pestes, guerras, violência: o demônio foi suspeito de estar por detrás disto. Vale lembrar que naquela época, não existia luz elétrica, então onde houvesse escuridão, lá era o lar do demônio...o medo dizia isto . As pragas eram passadas pelos ratos à noite, onde não era percebidos.
A partir daí, surgiu a venda da alma com um pacto. Exemplo: Fausto.
Por orgulho não pediu perdão a Deus. os pactos eram feitos para se ganhar riquezas.
As bruxas eram as comunicadoras com o demônio - o medo dizia geralmente as bruxas eram as velhas que, traziam consigo hábitos antigos e receitas caseiras. Não estavam mais angajadas na sociedade. Inquisição - 100.000 pessoas mort6as na Europa.
Os inquisidores eram sacerdotes celibatos que tinham como escudo a bíblia e a batalha era contra as tentações dele para eles a maior prova de tentação era a mulher. Eva tentara Adão com uma maçã - então se acontecesse uma peste ou perda de colheita a culpa seria de alguma mulher.
Um exemplo foi em Massachussets, Salem, onde 19 mulheres foram mortas, incluindo a mulher do prefeito. Então, quanto mais achavam bruxas mais fortalecido ele ficava. Reviram muitos casos e considerou-se que ele saira vitorioso pois na verdade os inquisidores estavam possuídos.
Com o passar dos anos, o demõnio tornara-se então um boêmio, o contestador do sistema e provocou a sua simpatia por aqueles que eram contrários À inquisição.
A vis~~ao de Satã começou a mudar mais ainda quando na virada do séc XVIII e XIX a ciência desenvolveu-se cada vez mais. Assim foram descobertas as causas e a cura das doenças e infecções. As causas dos terremotos, tempestades e a partir daí, houve a divisão da ciência com a religião, ou acreditava-se na religião ou na ciência. Satã, cada ves menos era culpado pelos acontecimentos e passou a ser motivo de chacota , um fanfarrão, um boêmio, culpado por suspeita, restando apenas a diversão, a luxúria, a viol~encia, enfim, as pessoas em particular o mundo da sociedade.
No início do século XX, as mudanças mundiais, estavam mais complexas. Guerras mundiais, revoluç~´oes políticas, movimentos ateus, comunismo, nazismo, stalinismo, tudo surgindo nas proximidades da Europa. A fome mundial a partir daí, o demônio tem um gosto de apocalipse - luta do bem contra o mal.
O homem vê-se numa luta - quando peca é perdoado por que foi tentado a fazer e quando tudo acontece bem é a graça divina.
o caso de Jimmy Swegart, pastor evangélico americano pego de calças abaixadas em um motel - pede perdão diante das câmeras - para uns um hipócrita e para outros, foi a tentação do demônio.
As seitas satânicas hoje em dia, estão mais voltadas ao culto de adoração de todas as informações até hoje existentes sobre ele.
Hoje ele estaria sendo um pretexto para ocultar as fraquezas que o indivíduo tem por si só. Devido as falhas na educação e formação ou seria uma desculpa?
O demônio hoje seria o mal escondido, invisível. O mal latente vivo?
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial