sábado, 19 de fevereiro de 2022

Los Mitos Gregos - Hyperbórea

 Trechos do livro “Los Mitos Gregos”, Robert graves pág 343



83.



filho da deusa de Ida e de um sátiro cujo nome não se lembra. Era um rei amante dos prazeres de Bromio na Macedônia onde governava os brígios chamados mosquios e tinhe célebres jardins de rosas. Na sua infância uma procissão de formigas transportava grãos de trigo até seu berço e colocavam-nas em seus lábios enquanto dormia. Isto segundo os profetas e adivinhadores seria um presságio da grande riqueza que acumularia. Ao crescer foi instruído por Orfeu.


Um sátiro velho, chamado Sileno que tinha sido pedagogo de Dionísio, era libertino e extraviou-se do exército de Dionísio quando este passava de Trácia a Beocia. Encontraram-o dormindo por causa de bebedeira nos jardins de rosas. Os jardineiros ataram-o com cordas de flores e o levaram até Midas. A ele, Sileno fez relatos maravilhosos.


Relatou a respeito de um continente imenso situado mais além do oceano completamente separado da massa conjunta da Europa Ásia e África e enel abundava cidades magníficas povoadas por gigantes felizes e de vida longa. Gozavam de um notável sistema político. Uma grande expedição de pelo menos 10 milhões de pessoas há muito tempo atrás pos –se a caminho para fazer visita aos hiperbóreos, porém ao ver que seu país era o melhor do velho mundo, retiraram-se...


Entre outras maravilhas , Sileno mencionou um redemoinho espantoso além do qual nenhum viajante pode passar.



Duas corredeiras correm pelas proximidades e as árvores que se erguem nas bordas da primeira dão o fruto que faz chorar , gemer e desfalecer a quem o coma, porém as frutas que dão as árvores que se erguem no segundo renovam a juventude ,inclusive aos mais velhos. Na verdade, depois de passar até a idade madura juventude e adolescência voltam a ser crianças, depois bebês e depois desaparecem.


Midas encantado com a fábula de Sileno, acolheu-o durante 5 dias e depois ordenou a um guia que o acompanhara até a residência de Dionísio...



Obs.: diz-se que Dionísio concedeu-lhe um desejo a Midas.


Midas pediu-lhe que tudo que fosse tocado virasse ouro, assim foi feito porém tudo inclusive na comida transformou-se em ouro. Midas já com muita fome pediu a Dionísio que não queira esse desejo.Dionísio disse-lhe que se banhasse em uma fonte de água.



Editorial alianza, calle milan 38 Madrid - 28043


 


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial